COMPRE SEUS PRODUTOS COM A GARANTIA DO PAYPAL QUE CABELOLISOPT OFERECE AOS SEUS CLIENTES

4 de fev. de 2011

CARECA OU CABELUDO?

CABELO DE BEBÊ :

Clique Aqui e veja mais imagens

Tem uns que nascem carecas, outros bem cabeludos.

As diferenças a gente nota já no berçário da maternidade. Tem recém-nascido com a cabeça lisinha, que quase reflete a luz e tem outros com cabeleira de dar inveja até nos topetes de Elvis Presley. Mas você, como qualquer mãe que se preze, deve já ter se perguntado: será que é normal mesmo ele nascer tão peludo? Ou, então, quando ele vai deixar de ser careca?

Alguns pediatras contam que tem muitas mães que chegam no consultório ansiosas para saber se irão poder enfeitar a cabeça de seus filhos e, principalmente, de sua filha, no primeiro aniversário. Conversamos com a pediatra Sandra Oliveira de Campos, da Universidade Federal de São Paulo, e pedimos para ela falar tudo sobre cabelos de bebê. O resultado, você confere abaixo:

Uns bebês nascem com bastante cabelo, outros não. Por quê?

São constituições das pessoas, não se sabe ao certo como elas nascerão, é a mesma coisa que um bebê nasce alto, outro baixo. O importante é que não tem relação com nenhum motivo de saúde da mãe. Também não influi se a gestação é de menino ou menina. Tem a ver com genética, é preciso lembrar que são dois pais e quatro avós para influenciar. Orientais, em geral, têm mais cabelos, os loiros nascem com um pouquinho menos. Existe bastante variação entre irmãos. Altera até o tom do cabelo, o tipo de cabelo: puxou mais a mãe, a família do pai. As fotografias de família podem dar uma boa dica.

O cabelo tem alguma função para o bebê dentro do útero?

Cabelo, serve de proteção, sim, mas não dentro do útero - porque lá o bebê não precisa dele. Não sente frio, a temperatura é constante. Também não tem nada a ver com a azia da mãe ou exposição aos hormônios da gestação. Dentro do útero ele está formando estruturas que vai precisar depois, como o cabelo, as unhas e a própria pele. Quanto mais jovem – prematuro - é o recém nascido, mais penugem ele tem. Com 40 semanas, geralmente a pele já nasce mais descamada porque o tempo de vida dela já terminou. Isso também acontece no couro cabeludo.

Esses primeiros cabelos ou penugem já são definitivos? Se não, quando ocorre a troca?

Não são ainda os definitivos. Dentro dos primeiros seis meses, mais especificamente entre 2 e 6 meses de idade, acontece a queda do cabelo antigo. Muitas pessoas pensam que é porque o bebê fica deitado demais, mas não há relação. A queda ocorre especialmente nas entradas, nas laterais e atrás, os que sobram dão aquele visual supermoderno, estilo moicano que muitos bebês têm nessa fase.

Se o bebê nasce carequinha de tudo, quando o cabelo começa a nascer?

Tem criança que fica sem cabelo o primeiro ano todo. O prazo máximo para os cabelos nascerem é até o final do segundo ano. É muito raro não nascer os cabelos dos bebês, mas isso pode ocorrer por conta da falta do bulbo capilar e se chama alopecia.

Em geral o primeiro cabelo do bebê, dos que nascem carecas ou não, muda. Quando a gente pode saber a cor real dos cabelos dos filhos?

A partir do primeiro ano começa a crescer o cabelo definitivo, só que mais fino e mais claro porque tem menos produção de pigmentação do que quando adulto. Tudo nessa fase é mais fino: o cabelo, a pele, a unha. Por volta dos dois ou três anos, dá para se ter uma ideia se o seu filho terá uma cabeleira cacheada, finos cabelos lisos e a intensidade real da cor dos fios.

Quais os cuidados com essa parte do corpo do bebê?

Nos três primeiros meses recomenda-se lavar com o sabonete próprio, o mesmo usado para o banho. Depois disso, já dá para usar xampu neutro.

Algumas mães ficam chateadas quando têm uma filha menina e ela é carequinha e todo mundo pergunta se é menino. O que fazer?

Pode-se usar faixinhas de elástico – bem larguinhas para não machucar - ou mesmo aquelas fivelinhas, se tiver um pouquinho de penugem para prender. Senão, grudar um pouco de sabonete ajuda a segurar um laço. Só é preciso observar as reações da pele: se não ficar marcado, se não ficar vermelho, se não estiver muito calor, se estiver no tamanho adequado, tudo bem.

Outra saída é furar as orelhas e usar brincos desde cedo. Pode-se furar desde o nascimento, se não houver nenhuma irritação ou impedimento nessa região ou, caso o bebê seja muito pequeno, convém esperar um pouquinho até o lóbulo crescer.

Fonte: Bruna Menegueço e Cíntia Marcucci
Revista Crescer

CURIOSIDADES: Mamães amamentando e gestantes não devem usar químicas pesadas( Tioglicolato, Formol e outras... ). Apenas produtos para baixar volume sem essas químicas e a base apenas de Queratina e Aminoácidos.

Mais informações: cabelolisopt@gmail.com

3 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Adorei teu blog, to seguindo
    Visita o meu e se gostar siga tbm!
    Beijos.

    http://livreelouca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, me encontrei aqui!!!
    Obrigado pela visita...bj

    ResponderExcluir
  3. dIFERENTE ESTE POST, O QUE GOSTEI FOI OS CORTE DE CABELOS BEEEEM MODERNOS.....BJKS....gIL

    ResponderExcluir