COMPRE SEUS PRODUTOS COM A GARANTIA DO PAYPAL QUE CABELOLISOPT OFERECE AOS SEUS CLIENTES

12 de out. de 2010

CABELOS NUTRIDOS

Cabelos bem nutridos de dentro para fora!

(Devido ao grande sucesso do Post "Alimentação para seus cabelos" , postamos este mais completo)

A indústria de cosméticos possui hoje centenas de produtos e tratamentos à venda. shampoos, condicionadores, máscaras, cauterização, hidratação, queratinização, permanentes, alisamentos... Mas o que muitas pessoas esquecem é que a química e os cabeleireiros não fazem milagres: um cabelo bonito é reflexo da saúde como um todo e depende, especialmente, da qualidade da alimentação.

Afinal, Rapunzel que se preze tem que cuidar dos cabelos. E que mulher não gosta de sair por aí com os fios radiantes, conquistando elogios?

Sabemos que os cabelos são feitos de proteínas (queratina), lipídeos (ceramidas), açúcares e minerais (cobre, zinco, enxofre, ferro).

Assim, nossas madeixas crescem por meio do acúmulo de proteínas em sua base. A velocidade de crescimento é, em média, de 1,5 cm por mês. Cada pessoa possui cerca de 130 mil fios de cabelo, que passam por um ciclo de vida: eles nascem, crescem, caem. Trata-se de uma forma de renovação natural, porém a queda excessiva (superior a 100 fios por dia) e a demora no crescimento podem ser indicativos de deficiência nutricional.

A alimentação deficiente em nutrientes, como a proporcionada por dietas muito restritivas, tornam o cabelo fino, opaco, quebradiço e ressecado, alteram sua textura e cor, além de prejudicar seu crescimento. Isso acontece pois é a alimentação que fornece os nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Quando há alguma carência, os órgãos vitais são priorizados e os cabelos são os primeiros a sofrer com a falta dos nutrientes.

A nutrição dos cabelos deve começar de dentro para fora. Vitaminas, minerais, aminoacidos, ácidos graxos... veja de que nutrientes você precisa (e em que alimentos conseguir) para deixar suas madeixas lindas e saudáveis!

Aminoácidos e Proteínas: principais componentes dos cabelos, essenciais para seu crescimento e fortalecimento. Fontes: carnes, ovos, leite e derivados e leguminosas, como o feijão e a soja.

Vitamina A e carotenóides: interrompem a oxidação das células capilares, prevenindo a deterioração dos fios. Controlam a produção sebácea, evitando que os fios fiquem oleosos ou ressecados, envolvendo-os em uma fina camada protetora. Além disso, melhoram a elasticidade dos fios, refletindo em maciez e brilho. Fontes: espinafre, brócolis, fígado, ovos, frutas e vegetais amarelos, laranja e verde-escuros (manga, melão, papaia, cenoura, couve, salsa, e cebolinha, batata doce), leite e derivados e algas.

Vitamina E: protege da ação dos radicais livres e melhora a microcirculação do couro cabeludo, favorecendo o crescimento do cabelo com melhor textura e vitalidade. Fontes: óleos vegetais, ovos, gérmen de trigo, miúdos, vegetais folhosos, abacate e manteiga.

Vitaminas do complexo B: a falta dessas vitaminas acelera o ciclo capilar, o que aumenta a queda do cabelo. Fontes: gemas de ovo, fígado, arroz integral, levedo de cerveja, grãos integrais, leguminosas e sardinha.

Ácidos graxos essenciais: sua carência leva à desorganização da queratinização do couro cabeludo. As consequências são caspa e fragilidade do fio. Fontes: óleos vegetais, sementes oleaginosas, semente de linhaça, salmão, atum, sardinha.

Magnésio: atua na renovação celular, ajudando o cabelo a crescer. Fontes: frutos do mar, grãos integrais, vegetais verde-escuros, melado, sementes oleaginosas, abacate, melão, abacaxi e banana.

Zinco: é fundamental para a síntese de proteínas, principais componente dos fios. Com isso, estimula o crescimento do cabelo. Fontes: frutos do mar, miúdos, ovo, gérmen de trigo, levedo de cerveja.

Enxofre: entra na formação da queratina, a proteína que estrutura e encorpa o cabelo. Fontes: ovo, peixe, carne, repolho, cuove-de-bruxelas, raiz forte.

Cálcio: a deficiência de cálcio, além de prejudicar a saúde óssea, deixa o cabelo frágil e quebradiço. Fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros e algas.

Potássio: controla o equilíbrio de água na haste capilar, ou seja, é fundamental para manter os cabelos hidratados. Fontes: carnes magras, grãos integrais, vegetais, leguminosas, frutas secas e semente de girassol.

Ferro: sua deficiência (anemia ferropriva) é causa comum de queda de cabelo. Fontes: carnes vermelhas, miúdos, brócolis, espinafre e feijão.

  • Os elementos descritos acima são essenciais para a saúde de todos os tipos de cabelos. Vale lembrar que os alimentos fonte de tais nutrientes devem fazer parte do hábito alimentar para que os resultados apareçam.

A hidratação via oral também é importante para a beleza dos fios, e para o bom funcionamento geral do organismo. Ela, assim como a alimentação saudável, tem inúmeros benefícios: a boa aparência dos cabelos é apenas um deles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário