(Devido ao grande sucesso do Post "Alimentação para seus cabelos" , postamos este mais completo)
A indústria de cosméticos possui hoje centenas de produtos e tratamentos à venda. shampoos, condicionadores, máscaras, cauterização, hidratação, queratinização, permanentes, alisamentos... Mas o que muitas pessoas esquecem é que a química e os cabeleireiros não fazem milagres: um cabelo bonito é reflexo da saúde como um todo e depende, especialmente, da qualidade da alimentação.
Afinal, Rapunzel que se preze tem que cuidar dos cabelos. E que mulher não gosta de sair por aí com os fios radiantes, conquistando elogios?
Sabemos que os cabelos são feitos de proteínas (queratina), lipídeos (ceramidas), açúcares e minerais (cobre, zinco, enxofre, ferro).
Assim, nossas madeixas crescem por meio do acúmulo de proteínas em sua base. A velocidade de crescimento é, em média, de 1,5 cm por mês. Cada pessoa possui cerca de 130 mil fios de cabelo, que passam por um ciclo de vida: eles nascem, crescem, caem. Trata-se de uma forma de renovação natural, porém a queda excessiva (superior a 100 fios por dia) e a demora no crescimento podem ser indicativos de deficiência nutricional.
A alimentação deficiente em nutrientes, como a proporcionada por dietas muito restritivas, tornam o cabelo fino, opaco, quebradiço e ressecado, alteram sua textura e cor, além de prejudicar seu crescimento. Isso acontece pois é a alimentação que fornece os nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Quando há alguma carência, os órgãos vitais são priorizados e os cabelos são os primeiros a sofrer com a falta dos nutrientes.
A nutrição dos cabelos deve começar de dentro para fora. Vitaminas, minerais, aminoacidos, ácidos graxos... veja de que nutrientes você precisa (e em que alimentos conseguir) para deixar suas madeixas lindas e saudáveis!
Aminoácidos e Proteínas: principais componentes dos cabelos, essenciais para seu crescimento e fortalecimento. Fontes: carnes, ovos, leite e derivados e leguminosas, como o feijão e a soja.
Vitamina A e carotenóides: interrompem a oxidação das células capilares, prevenindo a deterioração dos fios. Controlam a produção sebácea, evitando que os fios fiquem oleosos ou ressecados, envolvendo-os em uma fina camada protetora. Além disso, melhoram a elasticidade dos fios, refletindo em maciez e brilho. Fontes: espinafre, brócolis, fígado, ovos, frutas e vegetais amarelos, laranja e verde-escuros (manga, melão, papaia, cenoura, couve, salsa, e cebolinha, batata doce), leite e derivados e algas.
Vitamina E: protege da ação dos radicais livres e melhora a microcirculação do couro cabeludo, favorecendo o crescimento do cabelo com melhor textura e vitalidade. Fontes: óleos vegetais, ovos, gérmen de trigo, miúdos, vegetais folhosos, abacate e manteiga.
Vitaminas do complexo B: a falta dessas vitaminas acelera o ciclo capilar, o que aumenta a queda do cabelo. Fontes: gemas de ovo, fígado, arroz integral, levedo de cerveja, grãos integrais, leguminosas e sardinha.
Ácidos graxos essenciais: sua carência leva à desorganização da queratinização do couro cabeludo. As consequências são caspa e fragilidade do fio. Fontes: óleos vegetais, sementes oleaginosas, semente de linhaça, salmão, atum, sardinha.
Magnésio: atua na renovação celular, ajudando o cabelo a crescer. Fontes: frutos do mar, grãos integrais, vegetais verde-escuros, melado, sementes oleaginosas, abacate, melão, abacaxi e banana.
Zinco: é fundamental para a síntese de proteínas, principais componente dos fios. Com isso, estimula o crescimento do cabelo. Fontes: frutos do mar, miúdos, ovo, gérmen de trigo, levedo de cerveja.
Enxofre: entra na formação da queratina, a proteína que estrutura e encorpa o cabelo. Fontes: ovo, peixe, carne, repolho, cuove-de-bruxelas, raiz forte.
Cálcio: a deficiência de cálcio, além de prejudicar a saúde óssea, deixa o cabelo frágil e quebradiço. Fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros e algas.
Potássio: controla o equilíbrio de água na haste capilar, ou seja, é fundamental para manter os cabelos hidratados. Fontes: carnes magras, grãos integrais, vegetais, leguminosas, frutas secas e semente de girassol.
Ferro: sua deficiência (anemia ferropriva) é causa comum de queda de cabelo. Fontes: carnes vermelhas, miúdos, brócolis, espinafre e feijão.
- Os elementos descritos acima são essenciais para a saúde de todos os tipos de cabelos. Vale lembrar que os alimentos fonte de tais nutrientes devem fazer parte do hábito alimentar para que os resultados apareçam.
A hidratação via oral também é importante para a beleza dos fios, e para o bom funcionamento geral do organismo. Ela, assim como a alimentação saudável, tem inúmeros benefícios: a boa aparência dos cabelos é apenas um deles!
Nenhum comentário:
Postar um comentário