Quando os cabelos estão rebeldes, ressecados, desidratados, armados e difíceis de pentear, podem estar sofrendo com o estresse.
Os cabelos sofrem muito com o estresse devido ao aumento do hormônio cortisol, que deixa o couro cabeludo mais oleoso, com dermatite seborréica e pode passar a ter queda.
A dermatologista Patrícia Rittes conta que, duas semanas após o nascimento, os cabelos caem e depois nascem novamente. "Isso ocorre devido ao estresse hormonal do parto", explica.
Na infância os cabelos são mais finos, brilhantes e saudáveis.
Durante a adolescência, as influências hormonais modificam a textura e o aspecto dos fios, que normalmente tornam-se mais volumosos, com ondulações e 'rebeldes'.
Já na fase adulta, ficam menos volumosos e voltam a ser mais finos.
Por volta dos 50 ou 55 anos, período de menopausa e andropausa, os cabelos ficam mais finos ainda e diminuem de volume.
"Na gravidez, também pela ação hormonal, os cabelos não sofram com a queda e ficam diferentes do que são, geralmente, para melhor".
Quatro meses após o parto, os fios tendem a cair muito, o que caracteriza o chamado eflúvio telógeno agudo, causado pelo estresse emocional. "O estresse estimula a glândula supra-renal a formar o hormônio masculino que age no couro cabeludo e faz os cabelos caírem".
Com esse pequeno texto você reparou que os cabelos tem suas fases.
Nenhum comentário:
Postar um comentário