Tratamentos químicos: Destruição da cutícula;
Lavagens freqüentes: Shampoos com grandes concentrações de detergente ou ph alcalino;
Escovação freqüente: Ativa a eletrostática das escamas da cutícula;
Secadores elétricos: Cargas elétricas negativas do ar e desidratação dos fios;
Sol e vento: Desidratação dos fios;
Ar condicionado: Retira a umidade do ar;
Distúrbios de saúde: Falta de óleos poliinsaturados, vitaminas, proteínas, etc.
Como escolher um condicionador adequado para seu tipo de cabelo
Seco e quebradiço: Nesse caso, há aspereza e falta hidratação. Procure optar por formulações com óleos de uva, abacate e oliva, que hidratam e formam um filme à volta do cabelo, e substâncias que minimizem arrepiados. A queratina também uniformiza a superfície do fio.
Arrepiado e volumoso: O excesso de volume pode ser nato ou estar ligado a alterações nas escamas – com a superfície irregular, as mechas ficam elétricas e armadas. Não dispense os silicones, que domam a rebeldia, os emolientes, que amaciam, e os aminoácidos, que preenchem a superfície.
Com quimica: Tinturas e alisamentos fazem com que as escamas do cabelo se abram, deixando-o irregular e fragilizado. O ideal é aquele que traz proteínas que preenchem as depressões, nivelando a superfície. Para que os pigmentos de cor não se desbotem, é preciso filtro solar e vitaminas antioxidantes. Não esqueça: jamais deixe condicionador do tipo “com enxágüe” nos fios.
Cacheados: É propenso ao ressecamento e à falta de brilho, e a porosidade é um problema comum. Ativos emolientes e protetores são indispensáveis nesse caso. Entre os mais eficientes estão o pantenol, a manteiga de karité, o óleo de macadâmia, extratos de olíbano e de dendê. A lista inclui os polímeros, que aumentam a maleabilidade.
Fino e oleoso: Se não for hidratado, as glândulas do couro cabeludo produzirão ainda mais óleo, fazendo o cabelo pesar. Procure fórmulas que diminuam a gordura e, ao mesmo tempo, aumentem a maciez. As que incluem frutas cítricas cumprem bem o papel.
Dica: Procure usar shampoo e condicionador da mesma marca.
Tire suas duvidas pelo email: cabelolisopt@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário