Quem nunca ficou um tempão em frente uma prateleira de xampus na perfumaria, lendo os rótulos para saber as composições do produto, abrindo a tampa do frasco para sentir o cheiro, ouvindo as promessas que as promotoras de plantão fazem ou procurando “aquele”, recomendado por uma amiga.
Pois é, nem tudo que ouvimos sobre xampus é verdade. A evolução da cosmética acrescenta uma infinidade de substâncias a uma fórmula básica, como as conhecidas ceramidas, aloe vera, entre outras, só que algumas funcionam e outras causam efeito nulo aos cabelos.
Vitaminas: As mais conhecidas adicionadas aos xampus são A, B ou E para fortalecer e dar brilho as madeixas. NÃO funciona. Realmente se houver ingestão dessas vitaminas através da alimentação, os cabelos melhoram. Quanto ao brilho, é só mais uma promessa.
Silicones: Para facilitar o penteado e dar brilho. Esse SIM, cumprem o prometido, porque cria uma camada protetora nos fios para não deixar o cabelo perder as proteínas naturais durante a lavagem. Mas o uso contínuo torna os cabelos muito oleosos.
Ceramidas: A promessa de repor essa proteína natural dos cabelos através de tratamentos com ceramidas artificiais, mantem SIM os fios uniformes da raiz às pontas, porque une as escamas dos fios, deixando-os lisos e com brilho.
Aloe Vera: Extrato retirado da babosa, composto em sua maioria por água e moléculas de carboidrato, que são as reponsáveis por transportar a água para as camadas internas do fio de cabelo para hidratá-los. Funciona SIM, se o produto permanecer no cabelo por alguns minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário