À base de produtos destinados a realizá-los, atua quebrando as ligações das moléculas capilares, deixando-as em uma nova posição e modificando o formato dos cabelos.
Atualmente tais produtos são formulados a partir de 3 diferentes substâncias:
- Hidróxido de Sódio – Age no fio do cabelo, transformando as ligações dissulfídicas da cistina em ligações de lantiolina. Essa classe de produtos, na maioria das vezes, não apresenta odor forte e não requer neutralização. O hidróxido de sódio é compatível com ele mesmo e com outros produtos à base de hidróxido de magnésio e cálcio. Como pertence à mesma família de hidróxidos, sua compatibilidade com outros tipos de hidróxidos deve ser feita mediante avaliação do estado dos fios. São produtos alcalinos, pH 13, e uma lixívia cáustica que pode danificar os cabelos, produzindo queimaduras no couro cabeludo e até mesmo cegueira, caso atinja os olhos. São restritos ao uso por profissionais; produz um alisamento químico permanente e de eficiência máxima.
Dicas de uso:
-
Aplique o produto respeitando 0,05 cm de distância do couro cabeludo..
-
Não use calor para acelerar a ação do produto, pois pode danificar o fio e o couro cabeludo..
-
Não use mais de 4 vezes ao ano..
-
É indispensável a lavagem com neutralizante ácido após uso do produto.
- Tioglicolato de Amônia - Apresentam um pH alcalino, que remove o sebo protetor, facilitando a sua penetração nos fios. Devem ser aplicados sobre os cabelos úmidos, permanecendo de 15 a 20 minutos. Esticam-se os fios com o pente, aplica-se um neutralizador para refazer as pontas em sua nova configuração.
O Tioglicolato de Amônia apresenta um forte odor de amônia e também pode irritar a pele. Este produto produz um alisamento químico permanente e de eficiência moderada.
Dicas de uso:
-
Proteja a pele com vaselina sólida;
-
Hidrate os fios antes a depois do alisamento;
-
Não lave os cabelos 48h antes de usar o produto;
-
Produtos formulados com Tioglicolato de Amônia são incompatíveis com Hidróxido de Sódio.
- Hidróxido de Guanidina - São conhecidos como produtos sem lixívia. Essa substância também possui um pH alcalino, sem odor, sendo mais eficiente que o Hidróxido de Sódio e menos agressivo à pele. Necessita de um neutralizador ácido.
O Hidróxido de Guanidina é composta por 2 ingredientes:
Hidróxido de Cálcio e Carbonato de Guanidina - misturados na hora da aplicação.
Dicas de uso:
-
Para conseguir efeito relaxante e não alisante nunca use pentes durante a aplicação e o produto misturado deverá ser usado em 24h, depois perderá o efeito.
-
Efetue a prova de toque..
-
Nunca aplique em gestantes..
-
Antes de optar por qualquer um dos tratamentos, analise todos os método!. Controle todos os tempos e etapas da "química" e certamente você terá sucesso.
- Hidróxido de potássio - possui características que provocam maior irritação no couro cabeludo. Portanto, os produtos que contêm os mesmos, não devem entrar em contato com a pele.
Sua ação é rápida e eficaz, mas poderá causar destruição da fibra capilar (a queda de cabelo instantânea), se deixado por período prolongado de exposição.
- Hidróxido de Cálcio + Iminouréia - Não possui cheiro e nem necessita de neutralização. Deve-se utilizar uma mistura preparada na hora, de magnésio e cálcio + iminouréia. Utiliza-se xampu indicador de resíduo. Este princípio ativo limpa os fios e mostra, através de uma espuma colorida (geralmente rosa), se ainda há algum resíduo de química nos cabelos. É compatível com ele mesmo e com hidróxido de sódio. Também exige uma avaliação do estado dos fios no caso de troca de química.
AGORA FICOU MAIS FÀCIL VER SE SEUS CABELOS SÃO INCOMPATÍVEIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário